Os dormentes são selecionados e escolhidos de acordo com a aparência de suas faces, sendo que a qualidade com que se apresentam estas faces é o que faz a diferença. Os dormentes de madeira são utilizados como peças de decoração no piso, em cercas, pergolados e usados também na fabricação de móveis.
No aspecto rústico, os dormentes causam um efeito bem natural e realça o ambiente onde é usado, pois, são peças majestosas e robustas. Vale lembrar que, ainda que imponentes, os dormentes devem ser usados com cautela para que não pesem demais o ambiente. De maneira simples, com menos detalhes, materiais frios como vidro e inox, ou até mesmo com plantas, pode-se contrastar equilibrando e suavizando o local.
Por possuírem caráter ecológico, por serem reaproveitados e oferecerem conforto térmico e bem-estar, os dormentes tem sido alvo de consumidores de muito bom gosto, arquitetos, decoradores e diversos outros profissionais.
De modo a preservá-los, para aumentar a durabilidade, a madeira deve ser tratada antes do uso. No processo de tratamento, os dormentes recebem os produtos preservativos que penetram com profundidade, deixando-os protegidos da ação de fungos, insetos, e demais agentes biológicos. Ressaltamos ainda que, quando os dormentes forem usados em áreas/ambientes externos precisam antes receber proteção para que não fiquem danificados em pouco tempo.