Nós trabalhamos com dormentes de madeira selecionados a partir da aparência das faces, já que, a qualidade das faces é que faz total diferença. Nossos dormentes são retirados de linhas ferroviárias e transformados, na sequência, em objetos usados no ramo da construção civil (painéis, pisos, peças de decoração e estruturas, entre outras finalidades).
Trabalhamos com os tipos:
- Peça de quatro faces com 90% de aproveitamento, sendo os quatro lados bons.
- Peça de quatro faces trabalhada através de lixadeira industrial sem perder sua rusticidade também com 90% de aproveitamento.
- Peça de dormente bruto, de madeira sã com 3 faces da forma que sai da ferrovia, sendo 01 (um) lado de 22 cm mais deteriorado pelo desgaste e 2 (dois) lados bons de 15cm.
- Peça de 03 faces de dormente trabalhada, também em madeira sã, sendo 01 (uma) face um pouco ruim (onde vai a placa do trilho)
- Peça mourão A sem lado definido, estrago no corpo do dormente em diferentes faces, mourão A tem 2 (duas) pontas que não estão rachadas (duas pontas inteiras).
- Peça mourão B em que há uma ponta rachada, geralmente usado para cercas, onde se coloca a parte rachada no chão e aparece somente a ponta boa.
- Peça meio dormente (Caibro), trabalhamos com caibros trabalhados em lixadeira industrial e com os caibros brutos. Nestas peças, abrem-se o dormente ao meio e o transforma em caibro. No caibro bruto, os comprimentos são iguais e as espessuras são diferentes. Medida: 15x10cm.
- Pranchas trabalhadas em lixadeira industrial e não trabalhadas, de 7x22cm. Cortamos as peças de acordo com o pedido do cliente.